Quem disse que não pode brincar com a comida?

IMG_4105 Quem disse que não pode brincar com a comida?Brincar com alimentos pode ser uma ótima forma de incentivar os pequenos a experimentarem novos sabores. A brincadeira pode começar no mercado com a criança ajudando a selecionar o que vai entrar na sopinha, na salada de frutas, ou o que vai ser servido no almoço e no jantar.

Incentive seu filho a pegar na frutas e legumes e sentir sua textura. Explore as cores e o tamanho dos vegetais e deixo-o cheirar os alimentos. O olfato é uma importante parte da degustação. Enquanto vocês exploram os alimentos, fale o nome de cada um deles e incentive a criança a repetir, ressaltando o que cada um têm de interessante. Isso fará com que a criança fique curiosa para experimentá-los e conhecê-los melhor.

Chegando em casa, lave as mãos suas e da criança e a coloque sentada em uma cadeira alta perto da bancada. Descasque os alimentos e deixe que ela os manipule novamente para perceber a diferença na textura, cheiro e cor do alimento com e sem casca. Pique as verduras e legumes e deixe que a criança os coloque na panela ainda fria ou na travessa, no caso da salada de frutas (uma boa dica para que a salada de fruta dure mais tempo é acrescentar suco de laranja, que impede a oxidação das frutas).

Dê a colher para a criança misturar os alimentos na travessa ou na panela antes de levar ao fogo. Além de ser uma brincadeira divertida, os movimentos de colocar dentro da travessa, e misturar ajudam a desenvolver a coordenação motora. Os maiorzinhos podem até se servir antes de começar a comer.

Na hora da refeição deixe a criança explorar os alimentos. No início, pode ser que ela tente pegar com a mão, o que é uma forma de ela entender o que é aquilo que ela vai consumir e de começar o treino de levar o alimento a boca. Com o tempo, incentive o uso da colher, mas deixe a criança a vontade para explorar sua comida. Isso vai fazer com que os momentos de refeição sejam prazerosos e divertidos como uma brincadeira!

O Me põe na História existe para proporcionar experiências de aprendizado que desenvolvam a criança de forma completa. Acreditamos que, para formar pessoas autônomas, auto suficientes e realizadas é preciso um ambiente acolhedor e estruturado, que estimule o desenvolvimento de múltiplas inteligências. Podemos educar mais se nos conectarmos com o mundo das crianças, ir além de aulas e da sala de aula. Ao criarmos um universo centrado no ser humano utilizamos o fantástico para proporcionar um aprendizado muito mais prazeroso, e consequentemente mais duradouro.

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IMG_4105 Quem disse que não pode brincar com a comida?Brincar com alimentos pode ser uma ótima forma de incentivar os pequenos a experimentarem novos sabores. A brincadeira pode começar no mercado com a criança ajudando a selecionar o que vai entrar na sopinha, na salada de frutas, ou o que vai ser servido no almoço e no jantar.

Incentive seu filho a pegar na frutas e legumes e sentir sua textura. Explore as cores e o tamanho dos vegetais e deixo-o cheirar os alimentos. O olfato é uma importante parte da degustação. Enquanto vocês exploram os alimentos, fale o nome de cada um deles e incentive a criança a repetir, ressaltando o que cada um têm de interessante. Isso fará com que a criança fique curiosa para experimentá-los e conhecê-los melhor.

Chegando em casa, lave as mãos suas e da criança e a coloque sentada em uma cadeira alta perto da bancada. Descasque os alimentos e deixe que ela os manipule novamente para perceber a diferença na textura, cheiro e cor do alimento com e sem casca. Pique as verduras e legumes e deixe que a criança os coloque na panela ainda fria ou na travessa, no caso da salada de frutas (uma boa dica para que a salada de fruta dure mais tempo é acrescentar suco de laranja, que impede a oxidação das frutas).

Dê a colher para a criança misturar os alimentos na travessa ou na panela antes de levar ao fogo. Além de ser uma brincadeira divertida, os movimentos de colocar dentro da travessa, e misturar ajudam a desenvolver a coordenação motora. Os maiorzinhos podem até se servir antes de começar a comer.

Na hora da refeição deixe a criança explorar os alimentos. No início, pode ser que ela tente pegar com a mão, o que é uma forma de ela entender o que é aquilo que ela vai consumir e de começar o treino de levar o alimento a boca. Com o tempo, incentive o uso da colher, mas deixe a criança a vontade para explorar sua comida. Isso vai fazer com que os momentos de refeição sejam prazerosos e divertidos como uma brincadeira!

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