Chocadeira – Acontece no Infantil 3

GALINHA CHOCA

COMEU MINHOCA…

SAIU PULANDO

QUE NEM PIPOCA!

Tradição popular

A escola deve ampliar o horizonte de conhecimento das crianças, mostrando a elas que as possibilidades do mundo podem ir muito além do que já conhecem. O tema da unidade 5 do Infantil 3, Passeio ao sítio proporciona muitas aventuras às nossas crianças!

Depois de aprender a quadrinha e brincar de Galinha choca, nossos pequenos aprenderam que não são apenas as aves que podem chocar ovos (aves são ovíparas; têm filhotes por meio de ovos). Chocadeiras ou incubadoras fazem o mesmo trabalho que as aves, fornecendo condições adequadas – como calor (entre 37,2ºC e 37,8ºC) e umidade – para o desenvolvimento do filhote. Além disso, movimentam e viram os ovos com frequência para que o embrião não fique colado na parte de dentro da casca.

Durante 21 dias, os ovos galados (ovos fecundados pelo galo) ficarão na chocadeira, até os pintinhos se desenvolverem, quebrarem a casca e nascerem. As crianças acompanham o desenvolvimento dos pintinhos por meio do ovoscópio (21, 20, 19, 18, 17…).

O crescimento deles é muito rápido. No quarto dia, por exemplo, o coração já bate. No sexto, o bico começa a ser formado. No oitavo, inicia-se o surgimento das penas. No nono dia, tem a aparência de pintinho.

Nossos pequenos já sabem que, nesse período, o filhote se alimentará de nutrientes que existem dentro do ovo. A gema e a clara são ricas em proteínas, vitaminas, minerais e gordura. E que a casca é a principal proteção do pintinho durante os 21 dias em que se desenvolve dentro do ovo.

Assim que estiverem formados e prontos para saírem, os filhotes quebrarão a casca usando o bico. E nós os receberemos como muito amor, carinho e calor. #criandopintinhos#

Outros projetos realizados com as turminhas do Me põe na História:

Um dia de Índio

Plante uma árvore 

Cultivo da hortinha 

Conhecendo as profissões