Alimentos que melhoram a imunidade

ALIMENTOS QUE MELHORAM A IMUNIDADE

Desde o momento que nascemos estamos expostos a bactérias, vírus, fungos e outras substâncias estranhas que podem agredir nosso organismo nos fazendo mal. Entretanto, para combater esses inimigos nosso corpo dispõe do que chamamos de sistema imunológico. O sistema imunológico é um “exército” de células cujo objetivo é defender nosso corpo de agentes estranhos. Contudo, esse sistema pode muitas vezes ficar fragilizado e quando isso acontece ficamos suscetíveis a agentes estranhos que podem provocar resfriados, gripes e muitas outras doenças.

É importante pensarmos em alguns alimentos “que melhoram a imunidade” para compor a dieta das crianças como forma de potencializar as defesas orgânicas do corpo. Uma alimentação balanceada, rica em frutas, hortaliças e grãos, proporciona importantes nutrientes para o bom funcionamento do sistema imunológico garantindo uma boa saúde e melhor bem-estar. Listamos abaixo alimentos que favorecem a ação do sistema imunológico:

FRUTAS CÍTRICAS:

Exemplos como limão, abacaxi, laranja, acerola, dentre outras, são muito importantes para a imunidade por serem ricas em ácido ascórbico, ácido cítrico e antioxidantes, que conferem efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes naturais. A indicação é consumir após a refeições.

HORTALIÇAS VERDES ESCURAS:

Exemplos como brócolis, couve, espinafre, entre outros, são alimentos que apresentam Ácido Fólico, uma vitamina essencial na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo; além de serem ricos em antioxidantes e Vitaminas A e C, que são fundamentais para a defesa contra infecções.

ALIMENTOS RICOS EM CAROTENOIDES:

São alimentos de cores mais ricas e vibrantes como Tomate, Cenoura e Pimentões Vermelho. Ricos em antioxidantes que previnem a morte celular e o envelhecimento dos tecidos, também são ricos em vitamina C, essencial contra contra infecções.

CASTANHA-DO-PARÁ:

É rica em selênio, poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres, que também ativa o Sistema Imunológico. A indicação para crianças é consumir nos lanches de forma moderada, 3 vezes por semana para suprir as necessidades diárias de selênio.

ALIMENTOS RICOS EM ZINCO:

Importante para a regeneração dos tecidos e cicatrização de feridas, o zinco está presente em carnes vermelhas em geral, cereais integrais, amêndoas, sementes (gergelim, linhaça e chia) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).

ALHO:

Fornece vários antioxidantes responsáveis por combater invasores do Sistema Imunológico. As propriedades funcionais e os poderes medicinais do alho advêm de seu principal princípio ativo a alicina, que só atua quando o alho é utilizado cru e triturado. Por isso, é essencial descasar, picar ou moer o alho e deixa-lo descansar por 10 a 15 minutos antes de utilizá-lo na comida, isso ajuda a melhorar o seu desempenho no organismo.

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3:

Gorduras que auxiliam a manter o organismo longe de inflamações ativadoras de processos alérgicos, que prejudicam a Imunidade. Exeplos de alimentos ricos em gorduras boas: azeite de oliva, sardinhas, salmão e sementes, como chia, linhaça e gergelim.

GENGIBRE:

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, além de ser eficaz no tratamento das inflamações de garganta, promove bastante a Imunidade do organismo. O ideal é incluí-lo como: tempero culinário, em sucos e chás.

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS FUNCIONAIS:

Por exemplo, batata yacon, rica em Fruto-oligossacarídios (FOS) aveia, centeio e farelo de aveia, ricos em Betaglucanas auxiliam a manter o organismo longe de inflamações: ativadoras de processos alérgicos, que prejudicam a Imunidade do corpo.

 

 

Ellen Montarroyos

Nutricionista Me põe na História

Especialista materno infantil e nutrição esportiva

Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde